logotipo do grupo sig combibloc

SIG lança segundo projeto com o WWF Suíça para apoiar o crescimento das florestas na Malásia

agosto 30, 2024

IEm parceria com o WWF Suíça e o WWF Malásia, a SIG lançou um projeto de proteção florestal de três anos e meio no Complexo Florestal Ulu Muda, na Malásia, por meio do programa Forests Forward do WWF. O projeto tem como objetivo melhorar o gerenciamento de mais de 170.000 hectares e testar a restauração de 25 hectares

Angela Lu, Presidente & Gerente Geral Asia-Pacific da SIG: “Nossa parceria com o WWF Suíça abriu um enorme potencial para a SIG criar impactos positivos para as florestas e suas comunidades locais em todo o mundo. Com esse segundo projeto, criaremos melhorias tangíveis no manejo e na restauração florestal em Ulu Muda e, ao mesmo tempo, continuaremos a inspirar outras pessoas a apoiar florestas prósperas.”

A SIG uniu forças com o WWF Suíça em outubro de 2022 para apoiar ecossistemas florestais sustentáveis em todo o mundo por meio do programa Forests Forward do WWF. Além de trabalhar no fornecimento responsável na cadeia de valor da SIG, a parceria de cinco anos tem como objetivo fornecer apoio direcionado a florestas em risco em pontos críticos de biodiversidade e frentes de desmatamento. O primeiro projeto, lançado no final de 2022, ajuda a proteger e restaurar a Paisagem do Pacífico Central no México - um habitat crítico para a onça-jaguar.

Seu segundo projeto conjunto, implementado pelo WWF-Malásia, tem como objetivo fortalecer a resiliência de uma paisagem que pode continuar a fornecer serviços ecossistêmicos vitais para a região norte da Malásia Peninsular - garantindo a segurança hídrica e possibilitando o crescimento econômico, além de contribuir para a segurança alimentar do país. Capacitar as comunidades locais para defender a conservação é um componente essencial para atingir esse objetivo.

Como uma das últimas grandes florestas de planície intactas remanescentes na Malásia, Ulu Muda é um hotspot de biodiversidade. Localizada no estado de Kedah, na parte noroeste da Malásia Peninsular, ela abriga um grande número de plantas e animais, incluindo uma grande população de elefantes asiáticos ameaçados de extinção. É a bacia hidrográfica mais importante da região e suas represas atendem a necessidades significativas de água doméstica, industrial e agrícola. Mais de 4.900 pessoas de vilarejos vizinhos dependem de Ulu Muda para sua subsistência e bem-estar.

Jason Hon, Diretor Associado, Malásia Peninsular e Mercados Sustentáveis, WWF-Malásia: “O investimento no Complexo Florestal Ulu Muda - um hotspot de biodiversidade - pode ajudar a melhorar a resiliência climática e o gerenciamento de florestas, aumentar a segurança hídrica e alimentar e fortalecer nossas iniciativas de capacitação da comunidade. O WWF-Malásia dá as boas-vindas a maiores investimentos e ações coletivas contínuas para a conservação dessa paisagem. Juntos, podemos proteger esse recurso natural de valor inestimável para as gerações presentes e futuras.”

Tim Cronin, Líder global do Forests Forward: “Uma ação forte e coletiva do setor privado é fundamental para interromper e reverter a perda e a degradação das florestas em todo o mundo. Essa não é apenas a coisa certa a se fazer, mas também a coisa inteligente a se fazer, dado o papel fundamental das florestas e de outros recursos naturais na sustentação de nossas comunidades e economias. A liderança demonstrada pela SIG ao apoiar o trabalho em Ulu Muda nos ajuda a demonstrar essas conexões, especialmente entre as florestas e o abastecimento de água doce.”

A SIG depende das florestas para obter as fibras de madeira usadas na produção do papel cartão para suas embalagens cartonadas. Ela garante o manejo sustentável das florestas de onde provém, comprando 100% do papel-cartão para suas embalagens cartonadas com certificação FSC™.

A meta da SIG é investir para criar, restaurar, proteger ou melhorar o manejo de florestas mais prósperas do que o necessário para fabricar seus produtos. Por meio da parceria com a WWF Suíça e a Forests Forward, a SIG está trabalhando para apoiar projetos locais que melhorem a sustentabilidade, a biodiversidade e a resistência das florestas.

Sobre a SIG

A SIG (FSC™ trademark license code: FSC™ C020428) é líder no fornecimento de soluções de embalagens for better - melhor para nossos clientes, para os consumidores e para o mundo. Com nosso portfólio exclusivo de embalagens cartonadas assépticas, bag-in-box e spouted pouch, trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar alimentos e bebidas aos consumidores de todo o mundo de forma segura, sustentável e econômica. Nossa tecnologia e nossos excelentes recursos de inovação nos permitem oferecer aos nossos clientes sistemas de embalagem versáteis e soluções para produtos inovadores e operações inteligentes, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante do nosso negócio e nos guia em nossa jornada para criar embalagens melhores - embalagens que dão mais às pessoas e ao planeta do que tiram.

Fundada em 1853, a SIG tem sede em Neuhausen, na Suíça, e está listada na SIX Swiss Exchange. As habilidades e a experiência de nossos aproximadamente 9.000 funcionários em todo o mundo nos permitem responder de forma rápida e eficaz às necessidades de nossos clientes em mais de 100 países. Em 2023, a SIG produziu 53 bilhões de pacotes e gerou € 3,2 bilhões em receita pro forma (incluindo receita não auditada de aquisições recentes). A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma pontuação de 13,9 (baixo risco) pela Sustainalytics, uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis e está incluída no índice FTSE4Good. Para obter mais informações, visite nosso website.

Para saber mais sobre as tendências que impulsionam o setor de alimentos e bebidas, visite o SIG blog.

Sobre a Forests Forward

O Forests Forward é um programa exclusivo do WWF para ações corporativas em benefício da natureza, do clima e das pessoas. As empresas que aderem ao Forests Forward se comprometem com metas ambiciosas de fornecimento responsável, gestão florestal sustentável e investimento em paisagens florestais. Uma ação forte e coletiva do setor privado é crucial para interromper e reverter a perda e a degradação das florestas em todo o mundo. Saiba mais em forestsforward.panda.org

Seu contato para consultas de mídia:

Heike Thevis

Press Officer at SIG

Tel:     +49 (0)2462 79 2608

Email: heike.thevis@sig.biz

(c) Sharifuz Zulhusni, WWF-Malásia | Ulu Muda é um hotspot de biodiversidade, localizado no estado de Kedah, na parte noroeste da Malásia Peninsular. É o lar de um grande número de plantas e animais, incluindo uma grande população de elefantes asiáticos ameaçados de extinção.

SIG - WWF project Malaysia

RGB